Artigo
A revolução tecnológica na radiologia odontológica:
Fluxo Digital
Artigo
Fluxo Digital
A radiologia de forma geral, está evoluindo cada vez mais na disponibilização de imagens para diagnóstico, passando de imagens analógicas para digitais e trazendo melhorias nos tratamentos odontológicos.
A introdução da tomografia computadorizada foi fundamental nesse avanço, possibilitando imagens mais detalhadas e precisas da face e boca humana, auxiliando no diagnóstico de doenças e lesões.
Graças aos avanços tecnológicos, chegamos ao fluxo digital, uma etapa essencial nos tratamentos atuais. Ele combina a tomografia computadorizada com escaneamentos intraorais e faciais dos pacientes, substituindo as moldagens tradicionais.
Esses escaneamentos geram arquivos chamados STL, que representam a superfície escaneada da boca e face, permitindo a análise e exploração dessas regiões.
Com o arquivo STL, podemos sobrepor as imagens tomográficas (arquivo DICOM) e realizar manipulações conjuntas, viabilizando o planejamento virtual de diversos tratamentos, incluindo a instalação de implantes.
Essa abordagem traz benefícios significativos, pois o especialista pode realizar as manipulações sem a necessidade da presença física do paciente, resultando em mais tempo, segurança e conforto tanto para o profissional quanto para o paciente em diversos tratamentos.
Além disso, após o planejamento, é possível realizar impressões tridimensionais que permitem acessar o modelo físico do escaneamento e produzir guias cirúrgicos. Por exemplo, podemos imprimir guias para implantes totais e parciais, bem como guias para cirurgias endodônticas, conhecidos como endoguide.
Essas inovações proporcionam maior precisão e previsibilidade nos procedimentos, melhorando a estética e função mastigatória das próteses, além de aumentar o sucesso e reduzir o tempo de recuperação pós-cirúrgica nos casos de implantes.
A partir deste novo cenário da odontologia, pode-se notar que a odontologia digital mudou significativamente a rotina do cirurgião-dentista. Principalmente na ortodontia, visto que esta age consideravelmente nos mecanismos de moldagem, alinhadores, processos de impressão, dentre outras formas.
Com isso, ressaltamos que os avanços na odontologia digital trazidos pelo fluxo digital, vem acarretando em mudanças e promovendo simplicidade para o dia-a-dia do cirurgião-dentista. A digitalização dos exames é precisa e de fácil acesso, além de proporcionar menos desconforto ao paciente quando comparado aos métodos convencionais.